top of page

Normas para Apresentação de Trabalho  (Resumo Ampliado)

Até 15 de junho de 2020

Serão consideradas somente contribuições científicas inéditas, originais, em desenvolvimento e enquadradas no escopo da Semana Virtual de Química da UFT, sendo vedado ao autor submeter trabalhos:
a)  já divulgados em outros eventos científicos;
b)  pesquisas em fase de planejamento;
c)  projetos de pesquisa que ainda serão desenvolvidos.​

Instruções:

  1. Cabe ao autor indicar a área de competência do trabalho.

  2. Relação das áreas:

Área 1 - Ensino / Educação,

Área 2 - Inorgânica / nanotecnologia,

Área 3 - Analítica / Ambiental,

Área 4 - Orgânica / Produtos Naturais,

Área 5 - Físico-Química / materiais).

    2.1 . Os tipos de trabalhos permitidos para submissão ao evento são:

  • Pesquisa científica, submetida por estudantes, professores ou pesquisadores de quaisquer níveis.

  • Trabalho desenvolvido no âmbito das bolsas do PIBIC, PIVIC, PIBID ou PIBIT, etc.

  • Estudo de caso, que é um trabalho que se refere ao relato de casos ou experiências que explorem/descrevam/discutam um método ou problema por meio do exemplo

  • Experiências e/ou práticas de ensino-aprendizagem.

    3. Os trabalhos devem ser enviados segundo as orientações que se seguem:

     3.1.Título: Deve ser claro e conciso, permitindo pronta identificação do conteúdo do trabalho;

    3.2. Autores: Nome(s) do(s) autor(es), escrevendo-se o último sobrenome seguindo-se das letras dos demais nomes e  sobrenomes. Após o nome de cada autor deve aparecer a instituição a que ele pertence. Pode ter até 10 (dez) autores.

    3.3. Resumo ou Abstract: o texto deve, obrigatoriamente, explicar o(s) objetivo(s) pretendido(s), os principais procedimentos adotados, os resultados mais expressivos e conclusões; pode ser no idioma português (resumo) ou inglês (abstract).

   3.4. Palavras-chave: máximo 3 palavras;

   3.5. Introdução: visão geral sobre o tema estudado (breve revisão da literatura sobre o tema) e relevância da pesquisa. Apresentar os objetivos e justificativos da importância do tema;

As citações no texto devem aparecer em letras maiúsculas, seguidas do ano. Ex.: "... as condições de pH básico quantidades de proteína extraída (PASSOS et al, 2013)...”.

  3.6. Material e Métodos: como o trabalho foi realizado (procedimentos, estratégias, sujeitos participantes, documentos, equipamentos, ambientes etc.).

  3.7. Resultados e Discussão: apresentar tabelas, gráficos, etc. Na discussão, confrontar os dados obtidos com o da literatura;

  3.8. Conclusões: descrever a conclusão do(s) autor(es) com base nos resultados do trabalho, relacionando-as aos objetivos da pesquisa.

  3.9. Agradecimentos: utilizar logos das agências de fomento e instituições de ensino e pesquisa

  3.10. Referências: lista selecionada de referências, tipicamente até cinco, devem incluir apenas as mencionadas no texto, aparecendo em ordem alfabética e os autores em letras maiúsculas.

Exemplo: PASSOS, L. M. L.; SOUZA-SARTORI, J. A.; BERGAMIN-LIMA, R.; ZOCCA, T. N.; BAPTISTA, A. S.; AGUIAR, C. L. Extração de Proteína Total e Atividade Antioxidante de Torta de Filtro de Cana de Açúcar. Revista de Química Industrial, no 741, 22-28, 2013).

envie seu trabalho.png
Modelo Painel SEVIQUI 2020.png

Modelo padrão

bottom of page